As Prensas do Castelinho da Serra de S. Mamede DOC ALENTEJO TINTO – GRANDE RESERVA 2018
303 garrafas en Rama numeradas e banhadas a cera,
lançadas em Novembro 2023.
P.V.P.R.: 100
Andrés Herrera
As Prensas do Castelinho da Serra de S. Mamede
DOC Alentejo
Tinto – Grande Reserva 2018
De cor granada ligeiramente aberta, aromaticamente apela a notas balsâmicas de eucalipto e resina prometendo frescura, em boca apresenta- se largo e opulento com uma estrutura vincada sempre assente num plano vegetal muito gastronómico e convidativo.
Análise | 15,5% Vol. Álcool; 3,55 pH. |
---|---|
Produção | 303 garrafas en Rama numeradas e banhadas a cera, lançadas em Novembro 2023. |
P.V.P.R. | 100 € |
O Conceito
As Uvas
Na Vinha
Na Adega
O Estágio
O Conceito
De uma vinha de mistura com mais de 80 anos da Serra de São Mamede, separámos o que acreditamos ser o Castelão que após fermentacão e Cuvaision, preferimos o que ninguém gosta, as prensas mais duras!
As Uvas
100% Castelão.
Na Vinha
Situadas no teto do Alentejo em Alegrete (Portalegre). O clima Mediterrânico proporciona uma elevada amplitude térmica e os solos pobres de granito metamorfizado sem rega permitem que, apesar da
muito baixa produtividade, se criem condições para uma maturação de grande expressão e retenção de frescura. Colheita noturna manual transportada em pequenas caixas de 12 kg a frio para a adega. Produtividade: 800 kg/ Ha, 600 garrafas/ Ha.
Na Adega
Os cachos passam através da mesa de escolha para pequenos lagares de 300 kg onde, por sangria, se concentra a relação película/mosto em 40%. A fermentação alcoólica decorre durante 12 dias sem controlo de temperatura e com leveduras indígenas. A malolática decorre durante uma cuvaison de cerca de 3 meses, após prensagem a 2 bar, todo o vinho estagia em barricas de terceiro uso de carvalho Tronçais.
O Estágio
37 meses em barricas de Tronçais atestadas unicamente uma vez anualmente. Foi engarrafado en Rama, sem filtração ou estabilização com estágio de 2 anos em garrafa.